Tempo seco: mais um motivo para cuidar do catalisador
O catalisador é a peça que reduz a emissão de poluentes produzidos por motores à combustão, porque ele converte em gases inofensivos até 98% dos gases nocivos emitidos pelo automóvel. Logo, em tempos de clima seco, como o que muitas cidades do país vivem atualmente, é imprescindível fazer a manutenção do catalisador, para contribuir com a melhoria da qualidade do ar.
Contudo, independente das condições do tempo, a manutenção preventiva e corretiva do catalisador são fundamentais para o bom funcionamento do seu automóvel. Manter esta peça em más condições, com rachaduras, amassados, vazamentos e furos nos componentes do sistema de exaustão, por exemplo, poderá causar diversos problemas para o seu carro, como a desregulagem do sistema de injeção eletrônica, alteração no sistema de escapamento, aumento do consumo de combustível e a perda do rendimento do motor.
Por estas razões, faça revisões periódicas no sistema de exaustão automotivo e priorize o uso do catalisador em perfeitas condições, para manter o bom funcionamento do seu automóvel e contribuir para melhoria da qualidade de vida no meio em que vivemos.
Além do catalisador, é importante verificar outros sistemas do automóvel que influenciam na exaustão de gases poluentes, como o de ignição, que engloba velas, cabos e bobinas; o de arrefecimento do motor e, por fim, o sistema de alimentação de ar e combustível.
Em caso de necessidade de troca da peça, exija o certificado de garantia, a nota fiscal e a embalagem padronizada do produto, garantindo a originalidade do catalisador e a compra de um produto de origem confiável. “Um catalisador de boa qualidade também depende do bom funcionamento dos demais componentes do veículo”, explica Alexandre Achcar, gerente comercial da Umicore Brasil.