Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Range Rover Discovery Graphite: mecânica de primor
  1. Home
  2. TECH DRIVE
  3. Range Rover Discovery Graphite: mecânica de primor
Range Rover Discovery Graphite: mecânica de primor

Range Rover Discovery Graphite: mecânica de primor

0

Modelo de tradicional robustez da Land Rover, se destaca pela imponência e pelo conjunto de powertrain muito bem acertado. O visual quadrado remete a um estilo retrô com muita tecnologia

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva / Divulgação 

Um veiculo especial e limitado. São apenas 56 unidades no Brasil, cada uma feita com a primorosa e artesanal mão de obra inglesa. Um carro de peso com muita tecnologia embarcada, que tem força combinada para uso em qualquer terreno. Não é barato, foi feito para poucos: R$363.784,00, com direito a mil e uma utilidades e recursos de segurança e conforto.

Range Rover Discovery Graphite: mecânica de primor
Range Rover Discovery Graphite: mecânica de primor

A versão Graphite é montada com base na versão SE, equipada com o belíssimo motor 3.0 SDV6 diesel , que alcança os 256 cv de potência e 600 Nm de torque. Um motor turboalimentado que desenvolve muito, mas muito bem na estrada, com muita elegância. Esse é um renomado conjunto projetado pela engenharia da marca, que combina muito bem com o sistema de transmissão automática de oito velocidades.

Um trem de força de categoria e primazia, que mais uma vez é complementado com muitos recursos tecnológicos e uma boa dose de economia. Sem é claro, deixar de lado a preocupação com a emissão de poluentes. O torque alto ajuda na hora de enfrentar os obstáculos fora de estrada, onde o veículo domina, com força e altura. Seu tamanho não o habilita para ser um carro de corrida, mas é bem ágil.

A montadora, com justiça, se orgulha em divulgar uma maravilhosa foto do modelo rodando dentro d’água. Não fizemos esse teste, mas bem que deu vontade e o bichão iria embora, sem dúvida. Quem sabe na próxima….

O Discovery Graphite, diferente do Discovery Sport, que inclusive e produzido no Brasil, mantém aquele visual quaradinho do velho e bom Defender. A frente alta e imponente, que claro transfere sua grandeza para o interior. Acho até que a intenção é essa, deixar de lado as linhas mais modernas do restante da linha atual da Range Rover, e curtir um visual retrô e robusto ao extremo.

Com um design diferenciado, e mais uma vez remetendo aos DNA da Range Rover, o Discovery tem acabamento em cinza grafite na grade frontal, saídas de ar laterais. As rodas de aro 19 são desenhadas com sete aros duplos e também finalizado na cor grafite. Outra marca registrada fica evidente no amplo teto solar panorâmico, luxo e visibilidade. Ah, o porta-malas abre pra cima e pra baixo, o que ajuda na hora de carregar o veículo.

Um pouco mais de mecânica de ponta foi observada no sistema de suspensão do tipo pneumático, isso mesmo, com as devidas proporções o mesmo de um ônibus, montado sobre molas pneumáticas. Lógico que com muita tecnologia aplicada. Um dispositivo exclusivo, também bastante usado na linha da Land Rover, chamado Terrain Response®.

Por meio de um botão no console, ele ajusta automaticamente o comportamento do veículo de acordo com o tipo de terreno em que trafega. Quando a gente aciona o sistema mesmo com o carro parado, dá pra perceber o carro ficando mais alto e mais baixo… deve ser pra rodar de baixo d’água, subir em cima de pedras, tudo o que ele faz, sabe….

O Discovery tem espaço amplo para sete passageiros, inclusive os dois da terceira fileira são bem confortáveis e retráteis para usar o porta-malas completo. Aliás, tem saída de ar condiconado para todo mundo. Couro nobre e um painel todo desenhado em madeira, o nosso modelo tinha a cor creme Almond internamente. Mais um charme que tem a intenção de segurança: a luz que reflete dos retrovisores para o solo.

Interior do Discovery Graphite

Completando o estilo e a luxuosidade do habitáculo está o no sistema de entretenimento In Control Apps. Tela do tipo screen touch, pode parelhar o smartphone e tem ainda entrada USB e um sistema de som nota 10 da Meridan.

Falando de segurança, oferece seis airbags e um tanto de dispositivos tecnológicos: Abs, assistência e distribuição eletrônica de frenagem, controle de descida, controle de estabilidade, etc. Além do controle de cruzeiro, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, monitor de ponto-cego e câmera de ré.

Um veiculo de peso para dirigir levemente, na posição elevada, no começo assusta um pouco, mas logo se acostuma e vira um carro de passeio, só dá um pouco de trabalho na hora de encontrar um espaço para estacionar. Mas para quem tem a bufunfa, vale a pena.

 

Ficha técnica

Motor 3.0 SDV6 diesel – turboalimentado
Cilindros e válvulas 6 em V, 4 válvulas por cilindro
Comando de válvulas No cabeçote, corrente
Potência 256 cv @ 4.000 rpm
Torque 61,2 kgfm @ 2.000 rpm
Taxa de compressão 16:1
Transmissão Automática de 8 marchas
Tração Integral
Suspensão Dianteira: Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas

Traseira: Independente, braços sobrepostos, molas pneumáticas

Freios Discos ventilados nas 4 rodas
Pneus e rodas 255/55 R19
Carol Vilanova Carol Vilanova é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Nos últimos 12 anos teve participação intensa no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como repórter e editora da Revista o Mecânico. Desde setembro de 2014 administra e edita o Portal Oficina News.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107