Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Troca de velas da Yamaha Factor YBR 125
  1. Home
  2. Mecânica duas rodas
  3. Injeção e Ignição
  4. Troca de velas da Yamaha Factor YBR 125
Troca de velas da Yamaha Factor YBR 125

Troca de velas da Yamaha Factor YBR 125

0

Troca de velas da Yamaha Factor YBR 125. Acompanhe as dicas do fabricante e a substituição das velas de ignição da motocicleta, que por ter o motor exposto precisa estar em ordem para não dar problemas na partida

Texto e fotos: Carol Vilanova

Colaboração técnica: NGK

Manutenção de motocicleta é sempre uma operação especial, diferente dos automóveis em vários aspectos. Essa matéria de troca de velas exemplifica bem esse fato. Um procedimento fácil e barato, que muita gente por aí esquece de fazer, o que acaba causando problemas maiores para o motociclista.

Troca de velas da Yamaha Factor YBR 125
Troca de velas da Yamaha Factor YBR 125

Como dizíamos, o motor da moto, por exemplo, seu cuidado precisa ser diferente do que o do carro, pois está totalmente exposto e sofre com a ação de chuva, umidade, poeira, etc. E logo, como a maioria das motos tem apenas um cilindro, é melhor que esteja funcionando com perfeição, para não deixar ninguém na mão, nem causar acidentes.

oficinanews-troca-velas-yamaha-2

Vamos fazer o procedimento de substituição da vela de ignição da motocicleta Yamaha Factor YBR 125, ano de fabricação 2010, com 32 mik km rodados. Problemas com a vela vai atingir diretamente as partidas, comprometendo ainda o consumo e o índice de emissões.

Hiromori Mori, técnico da NGK, nos auxiliou na matéria e explicou: “um fator importante é que essas motocicletas são utilizadas para o trabalho e se tiver um motor com dificuldade de partida, por exemplo, o motociclista está perdendo tempo de entrega, ou seja, está perdendo dinheiro”.

“O outro detalhe é que na moto, você está mais exposto, se fica parado, tentando funcionar e a moto não pega, pode acontecer uma assalto, então tem o aspecto econômico e de segurança”, finaliza.

Vamos fazer a substituição da vela, de acordo com a aplicação correta, separada por montadora e por cilindrada. Essa vela é de níquel convencional do tipo resistiva, código CR7HSA. Confira o catálogo completo para motos da NGK: http://www.ngkntk.com.br/automotivo/wp-content/uploads/2015/03/Tabela-02R_2015.pdf

Hiromori explica que a vela de moto tem uma diferença básica na manutenção preventiva: “como temos um cilindro só e as rotações do motor são muitos maiores, pedimos que faça a inspeção a cada seis meses ou 3 mil km”.

Para verificar o aspecto de queima da vela, você pode consultar no site da NGK o cartaz de diagnóstico de falhas de motor, analisando os diversos aspectos de queima das velas a fim de  encontrar um diagnóstico mais preciso. Confira no link: http://www.ngkntk.com.br/automotivo/suporte-tecnico/diagnostico-de-falhas/

Substituição

Para realizar a troca das velas, tivemos também a ajuda de Marcio Ferreira, analista de assistência técnica da NGK.  Use os equipamentos de proteção adequados, como luvas, óculos e sapato com biqueira de aço.

1) Para tirar o terminal, gire para descolar e puxe com cuidado. Pegue sempre no corpo do terminal, nunca puxe pelo cabo.

oficinanews-troca-velas-yamaha-3

2) Agora com a chave de vela, soquete de 16mm, desaperte a vela.

oficinanews-troca-velas-yamaha-4

3) Com a ajuda da ferramenta especial da NGK, o tubinho vermelho, termine de desroquear e retire a vela.

oficinanews-troca-velas-yamaha-5

4) Agora com o calibrador de arame meça o desgaste do eletrodo e verifique as características de queima através do cartaz de diagnóstico de falha. (Aquele citado acima)

oficinanews-troca-velas-yamaha-7oficinanews-troca-velas-yamaha-8

5) Meça a resistência da vela (de 3 a 7,5 KOhms) usando o multímetro na escala de 20KOhms.

oficinanews-troca-velas-yamaha-9

6) Antes de instalar a vela nova, cheque a folga entre os eletrodos, só por precaução. No nosso caso é de 0,7mm e está correto.

oficinanews-troca-velas-yamaha-10

7) Rosqueie a vela nova com a mão com auxilio do tubinho de borracha para facilitar até encostar a rosca no cabeçote.

oficinanews-troca-velas-yamaha-11-DES

8) Agora use o torquímetro para dar o aperto de 1.0 a 1,2 Kgfm.

oficinanews-troca-velas-yamaha-14

Obs.: é importante sempre dar o torque certo para essa vela de 10 mm de rosca. Se tiver excesso de torque pode quebrar a vela.

9) Vamos tirar agora o terminal e fazer a inspeção. Verifique bem as coifas de vedação se não estão rasgadas, para não entrar água. Lembre-se de que o motor é exposto.

oficinanews-troca-velas-yamaha-15

10) Tira a borracha e cheque se não tem oxidação nos conectores, se não estão quebrados ou com marca de fuga de corrente.

oficinanews-troca-velas-yamaha-16oficinanews-troca-velas-yamaha-17

11) Em seguida, meça a resistência do conector que deve ser de 5KOhms.

oficinanews-troca-velas-yamaha-18

12) No cabo que sai da bobina, inspecione o estado do fio que vai conectar no terminal, se estiver ruim, corte um pedaço, se o comprimento do cabo permitir, caso contrário terá que substituir a bobina.

oficinanews-troca-velas-yamaha-19

13) Após essa operação, coloque a coifa no cabo e depois rosqueie o terminal no fio.

oficinanews-troca-velas-yamaha-20

14) Verifique se está bem encaixado e coloque a coifa de vedação.

oficinanews-troca-velas-yamaha-21

15) Encaixe o terminal na vela (código LD05FP).

 

Carol Vilanova Carol Vilanova é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Nos últimos 12 anos teve participação intensa no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como repórter e editora da Revista o Mecânico. Desde setembro de 2014 administra e edita o Portal Oficina News.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107