O Laboratório Químico do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), localizado nas dependências do Parque Tecnológico de Sorocaba – PTS, Interior de SP, está sendo ampliado para realizar novos testes.
O instituto, que já realizava ensaios com Arla 32 e fluidos para freios, passa a oferecer também análises em aditivos para radiador. Segundo Sergio Kina, gerente técnico do IQA, nessa primeira etapa serão disponibilizadas as análises de água e ponto de ebulição em aditivos para radiador, conforme a norma NBR 13705. “Trata-se de mais um suporte que oferecemos à sociedade e à indústria”, afirma Kina.
Segundo Sergio, om a perspectiva de atingir indústrias de diferentes ramos, por meio de ensaios feitos com equipamentos de última geração, calibrados pela RBC – Rede Brasileira de Calibração. “O IQA realiza ensaios conforme os requisitos das normas e os procedimentos aplicáveis. Utilizamos instrumentos e critérios cientificamente adequados aos componentes e materiais do setor e demais indústrias”, afirma Kina.
O IQA ainda disponibiliza ensaios que requerem aparatos complexos, como o instrumento de medição ICP – OES, para análise de elementos em diferentes matrizes, líquidas, orgânicas e inorgânicas. Outro equipamento é o Espectrômetro FTIR (espectroscopia de infravermelho), que identifica um composto ou investiga a composição de uma amostra.
Editado por Carol Vilanova