Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Honda Civic: o carro que não quebra - Oficina News
  1. Home
  2. TECH DRIVE
  3. Honda Civic: o carro que não quebra
Honda Civic: o carro que não quebra

Honda Civic: o carro que não quebra

0

Modelo vem equipado com o moderno conjunto i-VTEC 2.0 e traz ainda tecnologias como direção progressiva e outros recursos

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva

Há 17 anos tive o privilégio de trabalhar na assessoria de imprensa da Honda Automóveis do Brasil, como uma das jornalistas. Era o começo da era Civic Nacional, e a marca tinha sido a quinta montadora a se instalar no Brasil, com uma bela fábrica em Sumaré, interior de São Paulo, onde fui várias vezes e constatei, ainda no final dos anos 90, o quanto de tecnologia e qualidade era aplicada ali dentro.

Me lembro que na época, conversava muito com os concessionários da rede que reclamavam de um fato peculiar: a oficina não era lá muito frequentada, pois, segundo eles: “o carro não quebrava”. Bom, contei essa história para trazer à tona uma característica do Civic que sempre me chamou muita atenção: a durabilidade.

honda-civic-1

Claro que a tradição japonesa conta muito, mas realizar as manutenções preventivas no prazo correto é essencial para que essa durabilidade se perpetue e que tenhamos então, um cliente pra lá de satisfeito, com um carro moderno e cheio de tecnologia.

honda-civic-4

Nessa matéria vamos falar um pouco sobre a mecânica do Civic na versão EXR, a topo de linha, que traz ainda mais tecnologia, com seu motor 2.0 FlexOne, além de outros mimos como controle de tração/estabilidade VSA e o HSA (Hill Start Assist).

O carro vem equipado com o moderno conjunto i-VTEC 2.0 SOHC, cheio de siglas que trazem mais desempenho e torque mesmo em rotações mais baixas. Começando pelo SOHC, ou seja, Single Overhead Camshaft, que significa comando de válvulas simples.

honda-civic-6

Aí vem o tchan desse motor, o i-Vtec, que nasceu no Civic Si, ainda nos anos 90. Seu conceito é baseado no VTEC, Variable Valve Timing and Lift Electronic Control, que significa Sistema de Controle de Sincronização e Abertura Variável das Válvulas, um sistema amplamente usado nos motores da Honda, que permite avançar ou retardar o comando, proporcionando maior curva de torque e potência.

Honda-Civic-2014-Motor

Nascido para equipar o New Civic si, o conceito do VTEC era simples: alterar os parâmetros de sincronização e abertura das válvulas de acordo com a combinação de alguns fatores, como RPM (Rotação do Motor), VSS (Sensor de Velocidade do Veículo), ECT (Temperatura do Fluído de Arrefecimento do Motor), MAP (Pressão Absoluta do Coletor de Admissão) e TPS (Sensor de Posição da Borboleta do Acelerador).

Fisicamente, os motores com o sistema VTEC contam com mais de um ressalto (came) no eixo de comando para acionar as válvulas e, com a ajuda do controle eletrônico, fazer ajustes no motor, segundo suas condições.

Com essa tecnologia, a marca garante que os modelos ficam com mais performance sem gastar mais combustível, ou seja, no caso do nosso Civic 2.0 são 155 cv de potência quando abastecido com etanol e 150 cv com uso exclusivo da gasolina, ambos a 6.300 rotações.

Em relação ao torque, são 19,4 kgfm a 4.700 rpm quando está usando etanol e 19,3 kgfm a 4.800 rpm com uso de gasolina. Na prática, o motor 2.0 realmente responde bem, tanto em velocidade quanto em retomadas, já sobre economia, digamos que é razoável para um sedã com 2 litros.

Um charme é a ecologia expressa na função ECON, que permite uma condução mais econômica por meio de um botão, que de acordo com a marca, altera vários parâmetros de funcionamento do motor para gastar menos consumo de combustível, como o controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System) – e o ar-condicionado.

honda-civic-10

No entanto, um granfe diferencial desse motor é o moderno sistema FlexOne de partida a frio, que elimina o tanque auxiliar de gasolina. Ou seja, mesmo com temperaturas baixas, o acionamento do motor é feito normalmente.

Internamente, o acabamento é requintado e ergonomicamente agradável para os ocupantes, Itens de conforto estão em primeiro lugar, com destaque para o novo sistema multimídia com monitor LCD de 7″.

honda-civic-9

A dirigibilidade do modelo é muito prazerosa, principalmente por conta do sistema de direção assistida eletronicamente, que gradualmente deixa o volante mais firme em altas velocidades. Entre os recursos desse modelo estão: ABS com EBD e controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist), além do HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa.

honda-civic-5

 

Ficha tecnica

 

Motor em alumínio                                       2.0 16V SOHC i-VTEC FlexOne

Potência                                                             155 cv (etanol) e 150 cv (gasolina) a 6300 rpm

Torque                                                                19,5 kgfm a 4800 rpm (etanol) e 19,3 kgfm a 4700 (gasolina)

Transmissão                                                     Automática de 5 velocidades com Shift Hold Control +

Pneus                                                                  205/55R17 93W

Rodas em liga leve                                         17 x 7′  J

Estepe temporário                                        T125/70D15 95M

Direção                                                               Com assistência elétrica progressiva – EPS

Suspensão dianteira                                     McPherson

Suspensão traseira                                        Multi-link

 

 

Carol Vilanova Carol Vilanova é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Nos últimos 12 anos teve participação intensa no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como repórter e editora da Revista o Mecânico. Desde setembro de 2014 administra e edita o Portal Oficina News.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107