Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Exalt: o carro-conceito híbrido da Peugeot com 340 cv - Oficina News
  1. Home
  2. Especiais
  3. Mecânica do Futuro
  4. Exalt: o carro-conceito híbrido da Peugeot com 340 cv
Exalt: o carro-conceito híbrido da Peugeot com 340 cv

Exalt: o carro-conceito híbrido da Peugeot com 340 cv

0

A fibra de carbono cede lugar à fibra de basalto. Modelo também traz material feito com jornais reciclados, aço e couro trabalhado sem a utilização de produtos químicos

A Peugeot acaba de divulgar detalhes do seu novo carro-conceito, o Exalt, com uma nova proposta de materiais para seus futuros modelos de série. A novidade será apresentada no Salão do Automóvel de Paris, de 4 a 19 de outubro. Com a visão de um hatchback, o modelo Exalt dá continuidade ao projeto iniciado em 2012 pelo conceito Onyx, em termos de materiais, com utilização equilibrada, fornecimento local e materiais de reciclagem.

O Exalt optou por eliminar todo e qualquer material supérfluo, conservando apenas o necessário. Ele é composto por materiais selecionados, visando o melhor desempenho. Para melhorar o coeficiente de arrasto, por exemplo, a sua parte traseira é revestida com o material têxtil Shark Skin. Graças à sua estrutura com acabamento tecnológico, este material aumenta sensivelmente as capacidades aerodinâmicas do veículo, a fim de reduzir o consumo.

oficinanews_peugeot-Exalt3

A carroceria é desenvolvida em aço bruto, como em sua primeira versão, apresentada no Salão do Automóvel de Pequim, realizado em abril, para que o material possa expressar plenamente as linhas do veículo. Alguns elementos, como as rodas, também foram mantidos em estado bruto, para realçar as marcas deixadas pelas máquinas de usinagem. O acabamento interno, por sua vez, traz uma nova combinação feita a partir de jornais reciclados, que resultam no chamado “Newspaper Wood”, com uma coloração salmão característica.

O Exalt também recebe o propulsor HYbrid4 a gasolina, que gera 340 cavalos de potência, e sob capô esculpido abriga o motor 1.6 L THP 270, desenvolvido pela Peugeot Sport. Acoplado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas, este bloco de quatro cilindros a gasolina desenvolve uma potência específica de cerca de 170 cv/l, portanto, entre as melhores do mundo.

oficinanews_peugeot-Exalt2

Na traseira, a suspensão multibraço integra um motor elétrico de 50 kW para as fases de funcionamento elétrico ou híbrido. Esse motor também intervém para recarregar a bateria, através da recuperação da energia da frenagem. Quando o condutor retira o pé do acelerador, a frenagem é efetuada pelo torque do motor elétrico. A tecnologia HYbrid4 converte, assim, a eletricidade em energia cinética, que seria dissipada pelos discos e pastilhas.

O HYbrid4 adapta-se instantaneamente aos desejos do condutor e seleciona o modo mais adaptado: elétrico puro, gasolina pura, hibridação gasolina-elétrico. O condutor usufrui, dessa forma, da intensidade da viagem e beneficia do know-how da Peugeot em matéria de comportamento na estrada.

Já a porta traseira é dotada de uma cinemática inovadora com pantógrafos, que proporciona uma abertura máxima para um volume externo reduzido. A tampa do porta-malas é motorizada e o assoalho do compartimento de carga é baixo, facilitando o acesso ao HYbrid-kick.

Alojado debaixo do assoalho do porta-malas, este patinete elétrico dobrável é o complemento ideal para a mobilidade. Sua facilidade de utilização instantânea torna os deslocamentos urbanos mais fluídos.

Para maior conforto dos ocupantes, o Peugeot Exalt é equipado com um inovador sistema de tratamento do ar, chamado Pure Blue. Com o veículo parado e vazio, o sistema purifica as superfícies da cabine por meio da difusão de bactericidas e fungicidas. Assim que o veículo põe-se em movimento, um filtro ativo trata o ar no habitáculo, eliminando os compostos orgânicos voláteis e as partículas finas. Dessa forma, os ocupantes viajam permanentemente numa atmosfera limpa e purificada.

A bordo do Peugeot Exalt, os bancos dotados de uma estrutura compósita conjugam assento e encosto em tecido misto com laterais em couro envelhecido. O tecido e o couro são utilizados num processo que aproveita a gestão dos recursos. Assim, para evitar os cortes e as sobras de produção, o tecido é trabalhado com pinças. Este processo simples é inspirado na tradição das grandes “maisons” de confecção masculina. Obtém-se, assim, uma superfície de tecido sem costuras e com dobras definidas.

Normalmente, o couro utilizado nos automóveis, para ser considerado perfeito, não deve apresentar marcas antes de ser curtido. O Exalt, dentro da lógica de otimizar o couro, se apropria dessas imperfeições estéticas para imprimir em cada peça uma assinatura única. Em seguida, o couro é envelhecido naturalmente, sem utilizar produtos químicos.

E, finalmente, a fibra de carbono cede lugar à fibra de basalto, um material compósito natural. Derivado da pedra do mesmo nome, ele reduz a utilização de recursos petroquímicos, contribuindo com a preservação destas matérias-primas finitas e, consequentemente, com a qualidade do meio ambiente.

Carol Vilanova Carol Vilanova é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Nos últimos 12 anos teve participação intensa no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como repórter e editora da Revista o Mecânico. Desde setembro de 2014 administra e edita o Portal Oficina News.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107