Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Dicas para troca de amortecedores de motocicletas
  1. Home
  2. mecânica
  3. Dicas para troca de amortecedores de motocicletas
Dicas para troca de amortecedores de motocicletas

Dicas para troca de amortecedores de motocicletas

0

Mecânica Duas Rodas  Dicas para troca de amortecedores de motocicletas

Apoio técnico: Magneti Marelli Cofap

Quando assunto é motocicleta, a segurança depende muito do bom funcionamento do sistema de suspensão. Esse conjunto tem a responsabilidade de reduzir os impactos causados pelas imperfeições do piso, trazendo mais segurança, estabilidade em frenagens e curvas e, claro, conforto para o motociclista.

A suspensão dianteira é formada por um conjunto conhecido como “garfo” ou “bengalas”, composto de um tubo cilíndrico externo e um tubo cilíndrico interno de cada lado da roda. Na traseira, temos um ou dois amortecedores encaixados no quadro e na balança da roda, braço oscilante e o link. Mola e amortecedor, que formam uma única unidade.

Acesse os vídeos do You Tube

Leia a Revista Oficina News completa

Dicas para troca de amortecedores de motocicletas

Os amortecedores têm a função de absorver os impactos do piso, mantendo o pneu em contato constante com o solo proporcionando estabilidade da motocicleta, segurança e conforto. A peça também controla os movimentos de subida e descida da suspensão, mantendo sempre o contato do pneu da motocicleta com o solo.

Por ser o componente mais importante no comportamento dinâmico das motos, o amortecedor requer cuidados especiais na manutenção e substituição quando necessário, já que o tempo faz com que aconteça o desgaste natural, que pode comprometer o seu funcionamento.

Fabricante dos componentes da marca Cofap, a Magneti Marelli revela os tipos de amortecedores para motocicletas. São eles: Bishock e monoshock (dois ou somente um amortecedor), bitubular e monotubular (tecnologias diferentes, que utilizam dois tubos – externo e de pressão – ou apenas um tubo, com projeto mais sofisticado).

O portfólio da Cofap inclui amortecedores para motocicletas de baixa e alta cilindrada, tanto do tipo monoshock quanto bishock. Vale lembrar que na hora da compra o mecânico deve ficar atento com a correta aplicação do produto (marca, modelo, ano da moto) e com a confiabilidade e qualidade conhecida/comprovada da marca do amortecedor.

Manutenção preventiva

Em relação a inspeção das condições e troca do componente, a Magneti Marelli recomenda fazer as revisões periódicas, que devem acompanhar os intervalos recomendados pelo fabricante do veículo, e, também, antecipadamente, em casos em que o usuário perceba algum tipo de ruído na suspensão ou sinta alguma mudança na performance do veículo.

Para identificar se o amortecedor da motocicleta tem algum problema e precisa ser substituído é necessário avaliar a presença de vazamento de óleo, deterioração das buchas e perda de ação (o amortecedor fica mais “mole”), segundo a empresa. A utilização dos componentes sem ação pode prejudicar a dirigibilidade, aumentando os riscos de acidentes.

Se esse procedimento de verificação não for efetuado, pode ocorrer a perda de estabilidade, comprometendo a segurança, além do grande risco de prejudicar outros componentes da suspensão.

Momento da substituição 

O amortecedor de motos não é vendido como kit. O item já vem com todos os componentes para montagem (buchas, batente e guarda-pó). Buchas e rolamentos do braço oscilante e do link devem ser verificados a cada troca de amortecedor e substituídos, se necessário, segundo a Cofap

Na hora da montagem do amortecedor, o mecânico deve estar antenado em relação a outros componentes que fazem parte do sistema de suspensão, verificando as condições de buchas, rolamentos do braço oscilante e link, para o perfeito funcionamento do conjunto.

Outra dica fundamental para a correta montagem de um amortecedor de moto é examinar o alinhamento dos pontos de fixação e chassi para que o amortecedor não trabalhe em posição forçada. Verifique também a situação das buchas e rolamentos do braço oscilante e link, substituindo caso seja necessário.

Diga não aos amortecedores remanufaturados ou recondicionados

Trata-se de amortecedores que foram descartados e, a título de “recondicionamento”, recebem uma pintura nova ou, no máximo, tem o óleo original substituído por um fluido fora dos parâmetros exigidos para o seu correto funcionamento. Vale informar que o óleo utilizado no interior dos amortecedores de suspensão é desenvolvido especificamente para esse tipo de componente, segundo formulações especiais, adequadas às temperaturas e características de trabalho exclusivas.

Além do óleo, dependendo do amortecedor, pode haver mais de 50 componentes internos que também sofrem desgastes e que não podem ser substituídos no “recondicionamento”. Esses componentes não são encontrados no mercado e, dessa maneira, não há como o recondicionador substituí-los. Essa condição certamente prejudica muito a eficiência do amortecedor e a sua eficácia, comprometendo diretamente a segurança.

 

 

Carol Vilanova Carol Vilanova é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Nos últimos 12 anos teve participação intensa no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como repórter e editora da Revista o Mecânico. Desde setembro de 2014 administra e edita o Portal Oficina News.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107