Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Conversa de pista: Pasteurização à vista
  1. Home
  2. Colunistas
  3. Conversa de pista: Pasteurização à vista
Conversa de pista: Pasteurização à vista

Conversa de pista: Pasteurização à vista

0

 

A Coluna Conversa de Pista é escrita pelo jornalista especializado Wagner Gonzalez
A Coluna Conversa de Pista é escrita pelo jornalista especializado Wagner Gonzalez

Regulamento da F1 poderá impor padronização. Suspensão é o sistema mais vulnerável. Brawn é contra volta do V12

Ainda restam três temporadas inteiras para caducar o atual regulamento técnico da Fórmula 1 mas, ao contrário do que é comum neste país ao sul do Equador, o assunto já é debatido com seriedade e foco para evitar contratempos. Apesar da discussão focar no futuro, ironicamente a época dos kit-cars de 1970 poderá ter um revival em função da demanda por custos mais baixos e facilitar a entrada de novos “players” no negócio F-1. Entre os nomes mais propensos a defender essa causa está ninguém menos que Ross Brawn, o diretor esportivo do Formula One Group (FOG), atual controlador da categoria.

A exemplo do que ocorre em tantas partes do mundo, existe a possibilidade da F-1 dar uns poucos passos marcantes em direção a um ambiente monomarca. Não se vislumbra, por ora, cenários como a F-Indy ou como a cada vez mais asséptica Stock-Car brasileira, algo que causaria uma epidemia de brotoeja em entusiastas de carteirinha. Afinal, trata-se de uma legião que aprendeu a gostar da categoria que apresentou ao mundo invenções como o carro asa, o comando de válvulas com acionamento pneumático e o chassi em fibra de carbono, isso para citar apenas três criações que se consagraram nestas bandas. Da mesma forma, a padronização de itens já marcou época na década de 1970, quando equipamentos como freios Girling, amortecedores Koni, câmbio Hewland e o motor Ford Cosworth criaram condições para que inúmeros pilotos e milionários se aventurassem com maior ou menor sucesso frente a construtores como a Ferrari.

 

conversa de pista
O Lancia D50 venceu em Porto Alegre e em São Paulo (Lancia) O conforto do motorista vem à frente (Patrick Neve)

Desde que deixou de usar os carros da Alfa Romeo a Scuderia sempre se manteve fiel à tradição de construir inteiramente seus carros, exceção feita a 1956, quando a casa de Maranello disputou a temporada usando o Lancia D50 projetado por Vittorio Jano e construído pela marca fundada por Vincenzo Lancia e Claudio Fogolin.

 

O primeiro modelo de F-1 construído por Parnelli Jones (Flickr)

Após uma década de concorrência forte e variada na qual Maranello celebrou três títulos de pilotos – 1975 e 1977 com Niki Lauda e 1979 com Jody Scheckter;  a diversidade de propostas e carrocerias coloridas que surgiu dos garagistas jamais voltou a se repetir.

O Trojan T103, um dos muitos carros ingleses dos anos 1970 (Flickr)

Ao lado do icônico e longevo Lotus 72, que teve uma vida quase tão longa quanto o Maserati 250F, apareceram projetos obscuros como o o estadunidense Parnelli VPJ4 , o inglês Trojan T103, o japonês Maki F 101 e até mesmo o Tecno PA123, criação dos irmãos Pederzani, que tentaram honrar as origens itálicas e construíram um motor boxer de 12 cilindros para o Tecno PA 123.

A Tecno não conseguiu repetir na F-1 o sucesso que obteve na F-2 e na F-3. (Tecno)

As loucuras não pararam por aí: houve até frustradas tentativas de lançar carros de tração nas quatro rodas, como o Cosworth 4WD e as inusitadas propostas de modelos com dois eixos dianteiros (Tyrrell P-34, de relativo ) ou traseiros , caso do Williams FW08B, este no início da década de 1980.

A Williams tentou inovar com quatro rodas de tração na traseira, a FIA vetou a ideia (Williams)

A nova onda de padronização certamente será menos colorida e criativa: os regulamentos são cada vez mais restritos e o risco financeiro é bem maior. Não custa lembrar que nos anos 1970 até mesmo um jornalista, o neozelandês Eoin Young (1939-2014) conseguiu ser proprietário de um carro de F-1…  Existe sim a chance de que a própria Cosworth volte a fabricar motores para pequenos construtores; há tempos que essa possibilidade é ventilada, sendo que desta vez a direção da empresa admitiu que a chance agora é real e depende apenas da FIA impor um limite de custos.

No início desta temporada Ross Brawn levantou a questão da importância que alguns projetistas dão a alguns aspectos e que, segundo ele, não justificam o investimento:

Ross Brawn: visão de engenheiro eficiente para conter custos na F-1 (SkySports)

“É o caso das suspensões. No começo da temporada houve muita controvérsia sobre o assunto: ninguém entendia direito as propostas adotadas e gastavam-se milhões em um item sem qualquer poder de seduzir os fãs. Seria isso um jeito interessante de gastar dinheiro?”.

Brawn entende que é possível padronizar sistemas de suspensão e outros subsistemas para diminuir custos. Não se pode dizer que ele enxerga apenas um lado da moeda: uma de suas mais importantes, senão a mais importante, do seu currículo, foi ressuscitar a equipe Honda quando o fabricante japonês decidiu abandonar a F-1 em 2009. Mesmo sem patrocínio ele dominou a temporada, levando Jenson Button ao título. Rubens Barrichello, o outro piloto da sua equipe, ficou em terceiro no campeonato.

Quanto ao motor, tudo indica que Brawn e alguns construtores estão inclinados a adotar um sistema híbrido mais simples, onde o recuperador de energia térmica será abandonado. A volta dos V-8 e V-12 só deverá ser lembrada, e mesmo assim bem de leve, pelo som dos novos motores: equipes e construtores já se deram conta que, apesar do politicamente correto que cada nos aflige mais, o barulho ainda é um componente importante para garantir a sobrevivência da F-1.

Carol Vilanova Carol Vilanova é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Nos últimos 12 anos teve participação intensa no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como repórter e editora da Revista o Mecânico. Desde setembro de 2014 administra e edita o Portal Oficina News.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107