Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Conversa de pista: F1 ameaça Silverstone e corteja China
  1. Home
  2. Colunistas
  3. Conversa de pista: F1 ameaça Silverstone e corteja China
Conversa de pista: F1 ameaça Silverstone e corteja China

Conversa de pista: F1 ameaça Silverstone e corteja China

0

BRDC quer renegociar contrato assinado com Ecclestone. Corrida de 2017 custa mais de R$ 71 milhões. China poderá ter duas GPs por ano

Ao longo dos anos traçado inglês perdeu característica de pista super rápida (Silverstone)

Não tem o charme de Mônaco, mas é tão tradicional quanto. Não é um destino turístico, mas suas arquibancadas estão sempre cheias. Sua origem é uma base aérea usada na II Guerra, mas suas instalações são bastante atuais. Fica na zona rural do País, mas basta cruzar a rua para encontrar oficinas com alto nível de sofisticação e tecnologia focadas no automobilismo Ande uns poucos quilômetros e você passará na porta de praticamente todas as escuderias da categoria. Tudo isso não basta para garantir a permanência de Silverstone no calendário mundial. Pelo contrário: a taxa anual de £ 17 milhões – algo próximo de R$ 71,3 milhões -, ameaça fortemente a permanência do famoso traçado de Northamptonshire no calendário da F1 de 2020.

O contrato atual garante a corrida até 2019 e para continuar válido o British Racing Drivers Club (BRDC, Clube Britânico de Pilotos de Competição) clube que administra o famoso autódromo, deve confirmar esta semana se aceita manter termos atuais desse acordo. Como o valor tem aumentado anualmente em índices maiores que a inflação inglesa, os britânicos decidiram que não vale a pena promover o GP se isso implicar em arriscar a saúde financeira do clube. A situação não é nova: Bernie Ecclestone, que comandou a F1 por 40 anos, foi um dos maiores carrascos com os administradores da pista e anualmente exigia reformas e alterações grandiosas, além de aumentos substanciais do pagamento anual. Nada muito diferente do que acontece com Interlagos…

Chase Carey quer prestigiar circuitos clássicos, o que pode garantir a sobrevivência de SIlverstone (FIA)

Com Ecclestone fora do comando da categoria, a diretoria do BRDC enxergou a possibilidade de renegociar os termos do acordo e apostou na benevolência de Chase Carey e da Liberty Media, pessoas física e jurídica, respectivamente, que compraram os direitos da F1. A aposta está se revelando mais arriscada do que previsto: Carey já adiantou que não pensa em mudar acordos já existentes e firmados de boa fé e alega que os britânicos ganham dinheiro com o GP. Mas como o mesmo Carey já declarou que os circuitos europeus são a espinha dorsal da categoria abriu-se uma possibilidade de negociar custos.

A reta de chegada e o edíficio principal do paddock, conhecido com “Wing” (Getty Images/RBCP)

Tudo indica que Silverstone será mantido no calendário após 2019, mas só após uma longa e traumática negociação com a nova FOM, a detentora dos direitos comerciais da F1. Com exceção da Sauber e da Ferrari todas as demais oito equipes da categoria tem pelo menos uma base na Inglaterra a poucas milhas de distância da pista e uma parcela significativa do PIB inglês vem da indústria e serviços voltados para o automobilismo de competição; vale lembrar que nem por isso o evento conta com qualquer subsídio do governo. Opções para garantir um final feliz incluem a venda do complexo para a FOM e, mais provável, uma solução onde Carey reveja seus termos de negociação.

China cresce

Se a permanência da Inglaterra no calendário está sob risco, o mercado da Ásia, em especial a China, é o novo cenário de crescimento da categoria. Há poucos dias o diretor comercial da FOM, Sean Bratches, anunciou a assinatura de um acordo com a Lagardère Sports, que a partir do ano que vem ficará responsável pela expansão da F1 no mercado chinês.

Sean Bratches, o diretor comercial da FOM (Liberty Media)

“A Lagardère Sport tem uma rica experiência no mercado chinês, o que garante lucros e retorno aos nossos acionistas a longo prazo.”

Esse contrato não será a primeira experiência da agência francesa no automobilismo: a empresa com base em Paris e escritórios em várias cidades do mundo já comercializa os interesses promocionais dos programas de F1 e DTM da Mercedes. O acordo com a FOM engloba a promoção de eventos, direitos de divulgação, parcerias digitais e de marcas, merchansiding e desenvolvimento de talentos e equipes de competição. Andrew Georgiou, diretor executivo da agência, já tem clara a linha de trabalho que vai adota:

“Esta nova parceria visa desenvolver conteúdo local de qualidade para a China. Queremos criar um envolvimento profundo com esse mercado visando tornar a F1 um esporte que faça parte da cultura esportiva do país.”

Zak Brown, diretor executivo da McLaren, tem bom relacionamento com a Liberty Media (McLaren)

Dadas as dimensões continentais da China não será estranho se em breve o país receba mais de um GP por temporada. No dia seguinte ao anúncio do com a agência francesa Zak Brown, diretor executivo da McLaren, publicou um artigo interessante em uma rede social focada em negócios. Nesse texto Brown, que é bastante alinhado com os valores de Chase Carey, defende o plano de expansão chinês e sugere uma temporada asiática que poderia incluir duas corridas na China , as provas de Cingapura e Japão e mais um ou dois países da região. Para preencher esse calendário ele sugere corridas de rua em Beijing ou Wuxi.

Com 6,3 milhões de habitantes Wuxi é importante centro comercial e industrial (Wuxi Agency)

“Wuxi é um grande centro de negócios e tem investido muito em novas propostas, em especial no bilhar, a nova coqueluche dos chineses. Fazer um GP nessa cidade situada a 140 km de Xangai, próxima do lago Taihu, seria uma grande oportunidade para apresentar marcas ao mercado local e garantir um excelente retorno para investidores e parceiros.”

Carol Vilanova Carol Vilanova é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Nos últimos 12 anos teve participação intensa no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como repórter e editora da Revista o Mecânico. Desde setembro de 2014 administra e edita o Portal Oficina News.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107