Conarem recomenda planejamento para avalição da retífica
José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, está orientado as retíficas associadas à entidade, a refletir sobre como anda o negócio, levantar números comparativos e se aprofundar em busca de respostas que possam clarear a mente e despertar para algumas medidas que chacoalhem a estrutura de modo a promover na equipe mudanças de posturas. “Um grupo de pessoas comprometidas na busca de um programa revitalizante gerará ideias que, aplicadas, trarão bons resultados”, afirma.
Segundo o presidente, o segmento retificador de motores é composto, em sua grande maioria, por micro e pequenas empresas, estruturas enxutas que acabam por absorver todo o tempo dos comandantes do negócio e, talvez, seja essa a razão de uma série de empresas não conseguirem implementar alterações nos processos, gerar ações que revitalizem a energia e contagiem a equipe.
Ele continua afirmando ser importante que empresa que essa reflexão seja feita periodicamente, para se sintonizar ao mercado, prospectar o que há de novidades no Brasil e fora daqui, identificar quais ações e oportunidades poderão oxigenar o negócio. Além disso, deve-se juntar as equipes interna e externa e traçar um plano de implementação seguro para que o investimento seja um sucesso. “É preciso entender os movimentos do mercado e conhecer as necessidades da clientela”, aponta Laguna.