Com manutenção preventiva, turbo Garrett supera 1,5 milhão de km rodados
Estar atento aos cuidados com a manutenção preventiva do seu automóvel continua sendo a melhor forma de prolongar a durabilidade de peças e componentes. A fabricante dos turbos Garrett oferece como exemplo prático o caso do caminhoneiro Sebastião Arriel, que completou 1,5 milhão de quilômetros percorridos em seu Mercedes-Benz 1113, modelo 1975, com motor alimentado por um turbo Garrett remanufaturado. Ao longo desse percurso, enquanto o turbo recebeu apenas manutenção preventiva, o motor do veículo precisou de três retíficas.
O próprio Sebastião Arriel justifica a durabilidade do turbo pelos cuidados que dedica à manutenção preventiva, com trocas de óleo e de filtros de óleo e de ar a cada 30 mil quilômetros. Além disso, Sebastião segue à risca as dicas de respeitar o regime de rotação do motor e as mudanças de marchas, bem como para manter o motor em marcha lenta por cerca de um minuto antes de movimentar o veículo e desligar o motor.
Sobre a utilização de turbos remanufaturados, a Garrett é uma das marcas que mantém este procedimento em sua própria fábrica, que envolve a avaliação do turbo usado, assim como a restauração e o aproveitamento das peças em bom estado e substituição das comprometidas. Além de ser comercializado por preços inferiores, os turbos remanufaturados também recebem certificado de garantia.