Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Chevrolet Onix Activ: estilo aventureiro e novo motor
  1. Home
  2. TECH DRIVE
  3. Chevrolet Onix Activ: estilo aventureiro e novo motor
Chevrolet Onix Activ: estilo aventureiro e novo motor

Chevrolet Onix Activ: estilo aventureiro e novo motor

0

Alterações de motor deixaram o modelo mais eficiente, ou seja, com melhor desempenho e mais economia, uma combinação certa para um compacto de sucesso

Texto: Carol Vilanova

Fotos: Edinho Paiva 

O carro mais vendido do Brasil em 2016, com quase 154 mil emplacamentos, segundo a Fenabrave. O Chevrolet Onix chegou em 2013 com a difícil missão de substituir o Corsa, que havia feito sucesso por anos.

Com os resultados de 2015 e 2016, podemos dizer que foi uma missão bem-sucedida, mas muito porque a General Motors do Brasil tem tido uma posição bastante agressiva em relação aos preços do modelo, além de realizar inúmeros feirões de fábrica e promoções na rede de concessionárias.

Evidente que uma ampla gama de versões também ajuda, como no caso do Onix: duas opções de motorização, 1.0 e 1.4 e as transmissões manual e automática, além de diferentes acabamentos e opcionais.

A versão que testamos, Activ, tem mais um atributo: o visual aventureiro, do tipo cross, que é mais esportivo e tem, inclusive, a suspensão um “tiquinho” mais elevada.

Um carro compacto, com visual moderno, linhas dinâmicas e robustas. Na dianteira, os faróis têm máscara negra e filetes de LED, que caem muito bem com a grade que faz a identificação da marca.

Falando em robustez, os para-choques customizados trazem um aplique que se estende por toda lateral e contorna a parte inferior do veículo. Segundo a GM, foi pensado para dar proteção às peças metálicas da carroceria.

Mais do estilo radical: os elementos alusivos aos carros off-road, como rack de teto, as rodas com superfície usinada, de 15 polegadas e os pneus de uso misto.

O Chevrolet Onix Activ traz na sua bagagem a mecânica robusta da marca, que vem evoluindo a cada ano, com uma engenharia mais moderna e como eles gostam de dizer: eficiente.

Segundo a engenharia da GM, a mecânica do Onix como um todo contribui para a melhor eficiência energética, leia-se mais performance com menos combustível: motor, transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e o uso de materiais mais nobres para redução de peso.

Voltando à versão Activ, o modelo chega com o motor 1.4 na geração SPE/4 ECO, que é caracterizado pelo o que a engenharia da marca chama de powercell, ou seja, peças internas móveis, e novos acessórios.

O conjunto de pistões e bielas foi redesenhado e ficou mais leve. Além disso, o tipo de óleo lubrificante, o sistema de arrefecimento e de gerenciamento de cargas elétricas foram alterados. São 106 cavalos de potência quando abastecido com etanol.

Os vários recursos e tecnologias combinam muito bem com a transmissão de seis marchas, no nosso caso, a automática. É macio ao dirigir, com trocas suaves e precisas, sem solavancos. E vamos além, ficou bem mais econômico.

O modelo vem equipado com uma direção elétrica do tipo inteligente, muito agradável e funcional ao dirigir. Conta com um recurso que compensa a inclinação da via em longos percursos e reduz as trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

Os freios são de arrasto, que ajudam na economia de combustível, os dianteiros são ventilados e os traseiros a tambor. Com ABS, é claro.

Uma cabine agradável e espaçosa, conta com os recursos de conforto e entretenimento bem à mão. Também traz os detalhes da versão Activ personalizadas, como acabamento dos bancos e da porta.

Na tela central, o sistema multimídia MyLink traz o Android Auto e o Apple CarPlay, além do OnStar, um serviço de concierge automotivo, que é opcional para outras versões. Bacana, eleva a categoria do compacto, já que o mesmo sistema é oferecido em modelos mais luxuosos da marca.

Emparelhando com o smartphone, o sistema oferece muito mais, como serviço de diagnóstico, conferir a quilometragem total percorrida e a pressão dos pneus, etc.

Com preços que cercam os R$ 64 mil, com transmissão automática, o modelo vem nas cores Laranja Burning (metálica), Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Graphite, Vermelho Carmim e Preto Ouro Negro. A garantia é de três anos.

 

Ficha técnica:

Motor 1.4 SPE/4
Número de cilindros 4 em linha
Válvulas 8 (SOHC)
Taxa de compressão 12,4
Injeção eletrônica de combustível M.P.F.I.
Potência Gasolina: 98 cv @ 6000 rpm / Etanol: 106 cv @ 6000 rpm
Torque Gasolina: 13,0 kgfm @ 4800 rpm /Etanol: 13,9 kgfm @ 4800 rpm
Transmissão Automática de 6 velocidades
Freios Sistema Hidráulico com duplo circuito distribuído em diagonal

Dianteiros: A disco ventilado

Traseiros: A tambor

Direção Elétrica Progressiva
Suspensão Dianteira: Independente tipo “McPherson”, barra estabilizadora ligada a haste tensora, molas helicoidais com carga lateral linear, amortecedor telescópico pressurizado estrutural

Traseira: Semi independente, com eixo torção, sem barra estabilizadora, mola helicoidal com constante elástica linear e Amortecedor telescópico pressurizado

Rodas Activ – Alumínio 6J x 15, 4 furos
Pneus Activ – 195/65 R15

 

Carol Vilanova Carol Vilanova é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Nos últimos 12 anos teve participação intensa no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como repórter e editora da Revista o Mecânico. Desde setembro de 2014 administra e edita o Portal Oficina News.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107