Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático
  1. Home
  2. Mecânica Leve
  3. Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático
Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático

Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático

0

Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático. Oficinas especializadas oferecem o serviço que tem a função de aumentar a durabilidade do sistema, fazendo com que o funcionamento seja perfeito e se evite gastos com reparos indesejáveis

Texto e fotos: Carol Vilanova

A facilidade do câmbio automático já se difundiu bastante aqui no Brasil. Se durante muitos anos, os motoristas preferiam “cambiar”, para sentir o carro na mão, para ter o controle, essa sensação deu lugar ao conforto, e porque não dizer, à segurança.

Receba nossas notícias pelo WhasApp, clique aqui e mande “Oi Oficina”

Entre no nosso podcast

Com o câmbio automático é assim: liga a ignição, pisa no freio e coloca a marcha no ponto D (Drive) para dirigir. A partir daí, não se mexe mais no câmbio, e esqueça do pé esquerdo, pois não temos um pedal de embreagem. A mesma coisa acontece com os câmbios do tipo CVT. Apesar de terem conteúdos diferentes, a facilidade na direção é a mesma e o cuidado na manutenção também.

Manutenção preventiva, esse é princípio para se ter todo o conjunto do câmbio automático funcionando com perfeição. E claro, o motorista que dirige com consciência vai ter seu equipamento em ordem por mais tempo. Por exemplo, ao conduzir o carro automático não é indicado ficar acelerando com o carro parado, pois aumenta a temperatura do sistema.

Veja câmbio automatizado em caminhões 

A substituição do óleo do câmbio automático é um procedimento que certamente vai fazer o sistema durar muito mais e evitar gastos indesejáveis com reparação corretiva. “Um câmbio dura o tempo que dura o motor, contanto que se faça a manutenção correta. Mas o pessoal não tem o hábito de trocar o óleo do câmbio automático, e quando percebe que há um problema já é tarde demais, tem que abrir a caixa e já encontra o câmbio danificado”, explica Paulo Alexandre Fernandes, proprietário do Centro Automotivo Imigrantes, de Santos/SP.

Hora da troca

Fizemos a substituição do lubrificante do câmbio automático num Mitsubishi ASX 2011, que já está com 94 mil km rodados, e vai fazer o procedimento pela primeira vez. “O ideal é que a troca seja feita a cada 50 mil km, ou dois anos de uso. Passar desse prazo pode comprometer os componentes internos, como os discos de fricção, e fazer com que o fluido fique contaminado, o que vai prejudicar todo sistema depois, pois ele perde suas propriedades lubrificantes”, alerta Paulo.

Quando o veículo chega nessa situação, os filtros internos entopem e o lubrificante não circula bem pela transmissão. Na prática, o condutor percebe perda de rendimento, trepidações ao arrancar e nas trocas de marchas.

Paulo explica que presenciou muitos câmbios que “moíam” por falta de troca do lubrificante, com engrenagens gastas. “No meio das engrenagens forma uma sujeira, pois o câmbio está o tempo todo em movimento, então forma umas microesferas que vão entrando no sistema, e podem entupir uma solenoide, por exemplo, ou obstruir uma mangueirinha. Vai juntando sujeira e prejudica a lubrificação do sistema como um todo”, comenta.

Esse tipo de conjunto é conhecido como câmbio molhado porque ele trabalha dentro do óleo. Com o passar do tempo, esse fluido vai ficando velho com o uso e se ninguém substitui, é logico que compromete as peças internas. Por outro lado, quando é feita a troca, traz uma longa vida ao câmbio.

“Os câmbios hoje são muito inteligentes e fica mais difícil notar quando existem problemas, ou seja, o estrago pode ser maior ainda pois o motorista continua rodando. Quando perceber, a avaria já não tem mais jeito e é necessário fazer o câmbio, um serviço que pode custar em torno de 8 mil reais, no caso desse carro, por exemplo. Enquanto a troca vai custar R$800,00.

Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático: Substituição com aparelho

Importante lembrar que a troca do lubrificante do câmbio deve ser feita com a ajuda de um equipamento específico, que efetua a drenagem total do sistema e coloca o óleo novo em poucos minutos. Na execução do procedimento, tivemos a ajuda do mecânico Lucas da Cunha Moraes.

Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático

Paulo explica que este câmbio comporta em torno de 8 litros, o que varia de carro para carro, assim como suas especificações. Este é um ATF Sintético. A máquina pede que coloque 20% a mais de óleo para fazer a troca.

“Para drenar o lubrificante do câmbio é necessário o uso da máquina, pois quando se abro o bujão, não conseguimos escoar todo fluido, sai em torno de 2 a 3 litros, o restante ficou por entre os componentes. Para remover, somente abrindo ou usando a máquina, que entra no circuito de funcionamento, então, passa pelo trocador de calor, pelo radiador, entra no sistema de refrigeração do óleo e vai identificar o que está saindo e o que está entrando. O equipamento pesa o óleo que está saindo e coloca na mesma quantidade para dentro do câmbio”, esclarece Paulo.

 

O equipamento funciona fazendo a troca completa e ainda testa a pressão do câmbio, que às vezes está tão ruim que não tem mais jeito, então a máquina automaticamente nem deixa trocar.

1- Antes de começar o procedimento, é importante que o mecânico esteja usando luvas e óculos de proteção. O primeiro passo é desmontar o filtro e o trocador de calor para encaixar as mangueiras da máquina.

Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático

2- No momento em que desmontar as peças, aproveite para ver se o filtro precisa ser trocado. Da mesma forma, faça a verificação da junta e dos dois imãs do cárter, que absorvem as fagulhas, metal que vai moendo do câmbio.

3- Coloque o lubrificante novo dentro do reservatório da máquina, nesse carro leva oito litros e colocamos mais 20%.

Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático

4- Seleciona a opção trocar e será feita a leitura de quantos litros tem na máquina, quanto vai trocar. No nosso caso, vamos digitar 9,6 litros.

Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático

5- Agora é preciso ligar o carro e começamos a ver o óleo passar.

 

6- Quando chegar aos 40% de troca, o mecânico deve trocar as marchas do carro, com o pé no freio, para abrir as solenoides e trocar o óleo que está na pista da corpo de válvula.

7- Vai trocar até o final, um processo bastante rápido. Em seguida, desligamos o motor do carro.

8- É importante fazer uma checagem através da vareta do óleo do câmbio para ver se está no nível correto.

9- Caso não esteja, liga o carro de novo e insere o meio litro, de ajuste para completar o final. Se está no nível não precisa mexer.

10- Desconecte o sistema, por meio do engate rápido. E pronto, o serviço está feito.

11- Agora, vamos esvaziar a máquina com um balde que tenha medição, para ter um parâmetro de quanto de óleo tinha dentro do carro.

Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático

12- Em seguida, deve ser feito o descarte correto deste óleo, armazenando em local adequado até a chegada da empresa homologada e certificada para a coleta.

13- Veja a diferença do óleo novo que foi colocado no câmbio e no velho, removido do sistema.

Vale lembrar que essa máquina também precisa de manutenção: a cada cinco trocas, o filtro externo deve ser substituído e a cada um mês ou dois meses, o filtro interno também.

Acompanhe a troca de óleo do câmbio automático

https://www.oficinanews.ubcloud.com.br/noticias/cambio-automatizado-tera-maior-adesao-em-caminhoes-leves/


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107