Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Honda Civic e CR-V: mesmo motor, duas reações - Oficina News
  1. Home
  2. TECH DRIVE
  3. Honda Civic e CR-V: mesmo motor, duas reações
Honda Civic e CR-V: mesmo motor, duas reações

Honda Civic e CR-V: mesmo motor, duas reações

0

O famoso motor i-VTEC da Honda é usado no Brasil na versão FlexOne, para equipar tanto o Civic quanto o Utilitário CR-V, e o resultado é diferente

Texto e fotos: Carolina Vilanova

Muita tecnologia envolvida…. assim podemos definir o já reconhecido motor da Honda i-VTEC, que entre outros modelos equipa o sedã Civic e o utilitário CR-V. Dois carros de diferentes categorias, um mais esportivo e outro voltado para família e na prática, o engenho cabe bem em ambos os modelos.

honda-civic-1

Honda-CRV-8

Se a tecnologia i-VTEC é um marco dos motores da Honda no mundo inteiro, aqui no Brasil ela ganha incrementos. Estamos falando do FlexOne, o sistema bicombustível que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio, e equipa todos os modelos da marca no Brasil, com exceção dos importados desde 2013.

ivtec

De volta à história do VTEC, essa tecnologia foi desenvolvida para que o torque em rotações mais baixas do motor fosse otimizado. VTEC é um termo que foi registrado pela Honda e que significa Variable valve Timing and Eletronic lift Control (inglês para controle eletrônico da variação dos tempos e levantamento das válvulas). Assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cAzCoIrcoWM

Na prática, acontece da seguinte maneira: após atingir determinado giro, uma das válvulas de admissão aumenta a abertura. À medida que o motor entra em diferentes faixas de rotação, o computador pode ativar ressaltos alternados na árvore de comando e alterar os tempos de distribuição. Dessa maneira, o motor tem as melhores características de comandos de baixa e de alta rotação no mesmo motor.

honda-civic-3

O sedã que virou queridinho no Brasil

O Honda Civic nacional é maior de idade. A primeira unidade a sair da fábrica de Sumaré em outubro de 1997 foi um marco para o mercado nacional, com a quinta montadora a se instalar no país. Logo se tornou um sucesso de vendas.

honda-civic-1997

A sua mecânica já era considerada moderna para a época, afinal, o modelo na trazia o avançado sistema de controle de abertura e válvulas VTEC, mas a cada ano a Honda introduzia mais uma novidade no modelo, que sempre foi conhecido como o carro que não quebra.

Honda Civic 2006
Honda Civic 2006

Como no ano de 2006, quando chegava em sua a 8ª geração agora com o motor Flex. Em 2013 veio mais uma grande novidade em relação ao motor e ao gerenciamento eletrônico dos combustíveis: o FlexOne, que nada mais é do que a ausência do tanquinho de gasolina para partida a frio.

honda-civic-2No motor 2.0, o sistema FlexOne atua no aquecimento da linha de combustível, também conhecida como flauta, através de aquecedores. Ao destravar as portas pelo controle na chave, caso a ECU entenda a necessidade, imediatamente os aquecedores irão atuar, reduzindo o tempo de espera para a partida a frio.

honda-civic-8

O Civic que testamos, na versão LXR, utiliza essas tecnologias no seu motor i-VTEC 2.0 SOHC, que desenvolve 155 cv de potência a 6.300 rpm quando abastecido com etanol e 150 cv com gasolina, na mesma rotação. Apesar e desenvolver bem, em termos de economia está na média entre os sedãs. Apegada é mais esportiva, com certeza, com agilidade e velocidade final.

Honda Civic e CR-V: mesmo motor, duas reações
Honda Civic e CR-V: mesmo motor, duas reações

O carro é equipado com transmissão automática de cinco velocidades, mas que oferece uma condução mais esportiva quando a troca de marchas é feita no modo manual, através dos paddles shift (aletas atrás do volante).

Honda-Civic-interior

A função ECON é legal, pois permite uma condução mais econômica, não que faça diferença no final do dia, mas é uma opção para o motorista. A Honda explica que ao ativar o botão, diversos sistemas do veículo alteram seu funcionamento para privilegiar o baixo consumo de combustível, como o controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System) – e o ar-condicionado

 honda-civic-10

Grande utilitário

O Honda CR-V é outro ícone da marca e não é de hoje. Importado do México, o modelo já vem com tecnologias essenciais para o brasileiro, como o motor bicombustível. O mesmo do Civic na versão 2.0 FlexOne. Andamos na versão EXL, equipada ainda com tração 4×4 e câmbio automático, um verdadeiro SUV top de linha.

Honda-CRV-6

O seu desenho é robusto, apesar do ar esportivo e da essência familiar que carrega. Confortável, traz recursos que garantem segurança e performance, com sistemas mecânicos robustos, como o de suspensão, que é bastante estável e ambas independentes, sendo McPherson na dianteira e Multilink na traseira.

Honda-CRV-4

Internamente, tem um ar sofisticado, e de novo, bastante familiar, com um tamanho avantajado e porta-trecos bem distribuídos. Ótima ergonomia para dirigir, e botão para ligar a ignição do carro. Um único detalhe que pode desabonar os quesitos tecnológicos do carro, que não são poucos, é o freio de estacionamento com acionamento por pedal. Ultrapassado.

Honda-CRV-2

O design do painel é moderno, e o console foi renovado para ficar maior e mais prático, com ar-condicionado dual zone. A central multimídia com tela de 7” multi touchscreen com wi-fi,  oferece todas as facilidades do equipamento, mais uma câmera de alta definição para ajudar nas manobras.

Honda-CRV-12

O motor 2.0 16V SOHC i-VTEC é um destaque a parte, já que também usa o sistema FlexOne, um diferencial na categoria de SUVs. São 155 cv de potência a 6.300 rpm quando abastecido com etanol e torque de 19,5 kgf.m a 4.800 rpm. Rápido e dinâmico, na estrada ele mostra seu maior valor.

Honda-CRV-10

A transmissão automática é de cinco marchas e proporciona trocas suaves, privilegiando o conforto e a boa dirigibilidade, com conversor de torque. A tração 4×4 “Real Time”, corrige automaticamente a falta de aderência nas rodas em terrenos escorregadios e acidentados.

Honda-CRV1

O sistema FlexOne é mais uma atração do carro, já que dispensa o tanque auxiliar de partida a frio, garantindo a partida rápida e segura, mesmo em baixas temperaturas. Também conta com o botão ECON com função Eco Assist, que ajuda o motorista a economizar combustível e emitir menos poluentes.

A sopa de letrinhas que determinam os recursos tecnológicos de segurança: VSA (Vehicle Stability Assist) – controle de tração/estabilidade, MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering) – sistema de direção, HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, etc…

Honda-CR-V-2014-Interior

Um carro com design atraente, moderno, que segue a nova assinatura da Honda, com sua grade tipo colmeia e detalhes cromados, luzes de LE em novo formato. Um modelo que é tanto esportivo quando prático, de bom tamanho para quem quer espaço e sofisticação. Preço? Na versão top de linha a partir de R$ 116 mil, nas versões mais básicas, começa em R$ 98mil. Revisões sempre a cada 10 mil km.

 Honda-CRV-11

Ficha técnica motor

Nome                          2.0 16V SOHC i-VTEC

Combustível                Gasolina / Etanol – Flex One

Cilindrada                   1.997 cm³

Diâmetro x curso        81 X 96,9 mm

Cilindros/válvulas       4 válvulas por cilindro

Potência máxima       150 cv (gasolina) / 155 cv (etanol) a 6300 rpm

Torque máximo          19,3 Kgfm (gasolina) a 4700 / 19,5 kgfm (etanol) a 4800 rpm

Taxa de compressão   10,6 : 1

Formação de mistura Injeção eletrônica PGM-FI

Carol Vilanova Carol Vilanova é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Nos últimos 12 anos teve participação intensa no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como repórter e editora da Revista o Mecânico. Desde setembro de 2014 administra e edita o Portal Oficina News.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107