A fábrica da Volkswagen de São José dos Pinhais acaba de passar por um processo de modernização com a ampliação de áreas produtivas e a instalação de equipamentos de última geração para a fabricação do Novo Golf. Para esse novo projeto foi criada uma nova área de Armação, com equipamentos mais modernos e eficientes, que proporcionam a economia de até 30% no consumo de energia, em comparação com processos anteriores.

Com o novo processo de montagem, a planta passará a produzir os modelos da família Fox e o Novo Golf na mesma linha, um fato inédito dentro do Grupo Volkswagen. A marca informa que para que essa reestruturação fosse possível, mais de 2.000 empregados participaram de programas de qualificação profissional para todos os postos de trabalho envolvidos na fabricação do Novo Golf, para assegurar a excelência da mão de obra na produção do modelo.
Segundo comunicado, a principal mudança na área de montagem foi na área do Fahrwerk – onde é feita a união da parte motriz do veículo (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria – processo que também é conhecido como “casamento”, justamente o que permite mais de um modelo seja montado na mesma linha.
Inaugurado em 18 de janeiro de 1999, o complexo industrial paranaense já produziu mais de 2,4 milhões de veículos para os mercados interno e externo. Atualmente, a unidade de São José dos Pinhais emprega mais de 3 mil pessoas, produzindo os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox, Novo Golf e Audi A3 Sedan.
Editado por Carol Vilanova