Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
Barcelona gera expectativas e cobranças para Melbourne
  1. Home
  2. Colunistas
  3. Barcelona gera expectativas e cobranças para Melbourne
Barcelona gera expectativas e cobranças para Melbourne

Barcelona gera expectativas e cobranças para Melbourne

0
A Coluna Conversa de Pista é escrita pelo jornalista especializado Wagner Gonzalez
A Coluna Conversa de Pista é escrita pelo jornalista especializado Wagner Gonzalez

É fato consumado que apenas após as três primeiras etapas da temporada de F-1 pode-se ter uma ideia clara sobre as possibilidades de cada equipe durante o Campeonato Mundial de cada ano. Em 2019 serão os traçados de Melbourne (Austrália) Sakhir (Bahrain) e Shangai (China) que ajudarão a esclarecer tal cenário, mas as duas sessões de testes recém completados há poucos dias em Barcelona (Espanha), já permite enxergar formas dessa imagem que pouco a pouco serão cristalizadas. Analisar o resultado por equipes, quilometragem percorrida e a consistência de pilotos e equipes são indicativos que ajudam a acertar o foco de tal cenário.

Vettel marcou o tempo mais rápido nos testes de pré-temporada em Barcelona (Ferrari)

O trabalho desenvolvido durante as últimas duas semanas levou em conta itens como resistência e confiabilidade dos carros, reação dos carros a alterações de acerto de suspensão, aerodinâmica e regulagem dos motores, adaptação do carro à degradação dos pneus e, não menos importante, o entrosamento de novos pilotos, mecânicos, engenheiros e contratados recém-chegados. Obviamente, que o eixo de tudo isso são as novas soluções técnicas que compõem o projeto para a temporada deste ano: se a proposta dá certo, eventuais falhas de um novo integrante ou fornecedor são relativizadas e melhor digeridas; se isso não acontece, o clima de discórdia começa a aflorar já no longo voo para a Austrália.

Dentro desse universo de parâmetros o resultado final dos tempos de Barcelona mostra que Ferrari e Mercedes continuam sendo as forças mais destacadas entre as 10 equipes que disputam a categoria: seus quatro pilotos foram os mais velozes (Sebastian Vettel, Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Valtteri Bottas nessa ordem), foram as que mais treinaram (Mercedes completou 1.189 voltas e a Ferrari 997).  Vettel foi o que teve o melhor aproveitamento entre os 21 pilotos que participaram dos testes: para um aproveitamento ideal de 1,0 (que significa ter sido o mais veloz na relação posição do dia/dias treinados), o alemão chegou a 2,6. Em outras palavras, independente do programa e composto de pneu usado, ele sempre esteve entre os mais rápidos.

Para comparação Charles Leclerc obteve 5,60, Valtteri Bottas 8,00 e Lewis Hamilton 8,63. Vettel foi o mais rápido na classificação final (1’16”221) e Leclerc o terceiro (1’16”231). Em termos de equipamento a Ferrari mostrou velocidade, mas a resistência dos seus carros indicou falhas como a saída de pista de Sebastian Vettel motivada por uma roda quebrada e o fato de Leclerc ter parado na pista com o escapamento quebrado depois de ter completado uma simulação de corrida.

Hamilton adotou agenda de trabalho diferente de Vettel e fez o segundo tempo (Mercedes)

A Mercedes mostrou seu poderio ao conseguir a maior quilometragem das duas semanas de teste (1189), dedicar grande quantidade de horas para validar resultados indicados em simulações realizadas por computador e, segundo muitos, a utilizar duas propostas diferentes de chassis. Tanto Lewis Hamilton (2º, 1’16”224), quanto Valtteri Bottas (4o, 1’16”561) mostraram-se focados em trabalhar sem interesse direto em tempos absolutos, deixando esse objetivo apenas para o último dia de trabalho em cada semana. Prova disso disso é que o aproveitamento mediano de ambos ficou aquém de muitos rivais menos competitivos, respectivamente 8,63 e 8,25.

No resultado geral mais uma vez ficou patente que o inglês continua alguns décimos mais rápido que seu companheiro de equipe e tão rápido quanto o eterno rival Sebastian Vettel. De acordo com James Allison, diretor esportivo do time, na sexta-feira passada Hamilton e Bottas andaram com o carro na especificação mais próxima do que será usado em Melbourne, condição que consolida mais uma temporada de luta ferrenha com a Ferrari.

A confirmar seu desepenho na pré-temporada Sainz Jr pode desencantar (McLaren)

Nessa classificação por consistência a surpresa foi o desempenho de Lando Norris (3,25) e Carlos Sainz Jr (4,50). Mais do que qualquer outra coisa, tais índices indicam que a McLaren fez um carro rápido e, tão importante quanto, finalmente conseguiu treinar bastante, ao contrário do que aconteceu no ano passado: o time de Woking foi o sexto no quesito quilometragem (873 voltas) e seus dois pilotos ficaram entre os 10 mais rápidos. Em outras palavras, deverão lutar para largar na primeira metade do grid, junto com a Renault, Toro Rosso e as já citadas Ferrari e Mercedes. Na quarta-feira da semana passada Sainz Jr foi o piloto mais rápido (1’17”144, o melhor tempo absoluto com pneus de composto C4); nesse dia ele e Robert Kubica (Williams) foram os únicos a chegar à marca de 130 voltas percorridas. Na quinta-feira Norris repetiu o desempenho de Sainz Jr e foi o mais rápido do dia (1’17”144), igualmente com o composto C4, o que corrobora o progresso da equipe. No cômputo geral o espanhol (1’16”913) foi mais rápido que o inglês (1’17”084).

A Renault igualmente progrediu tanto em quilometragem percorridas (961 voltas, terceiro melhor índice), e possibilitou a seus pilotos treinarem todos os dias, primazia só igualada pela Mercedes. Nico Hulkenberg (5o, 1’16”843) mostrou-se sistematicamente mais rápido que Daniel Ricciardo (12o, 1’17”114).  No quesito consistência de resultados, o alemão obteve 7,25 e o australiano 7,63.

Até agora sem pódios na F-1, Hulkenberg andou mais rápido que Ricciardo (Renault)

De acordo com o chefe de equipe Cyril Abiteboul, o time francês completou a agenda de trabalho prevista para Barcelona:

“O principal objetivo desse teste era avaliar algumas peças a fundo; algumas saíram melhores que outras. Nico e Daniel repartiram essa carga de trabalho e o entrosamento fábrica-circuito foi produtivo. O desempenho do nosso motor correspondeu à nossa expectativa e o conceito do nosso carro mostrou-se bom. Temos uma boa base e estamos otimistas para manter esse ritmo de melhora.”

Grande surpresa dessas duas semanas foi o desempenho da Toro Rosso, mais consistente que o de sua irmã maior e mais poderosa, a Red Bull. A consistência de Alexander Albon (6o, 1’16”882) e de Daniil Kvyat (7o, 1’16”898) permitiu que a equipe de Faenza registrasse a quarta maior quilometragem e bons tempos com um piloto que retorna à categoria após um ano sem competir e outro que estreia na categoria. Filho de pai inglês e mãe tailandesa, Albon surpreendeu pelo ritmo constante e levou a melhor na comparação direta com Daniil Kvyat, piloto reconhecidamente rápido mas ainda marcado pela inconstância.

Albon surpreendeu pela velocidade e constância durane os testes (RBCP/Getty Images)

Como a Toro Rosso tem um bom histórico para desenvolver novos talentos, Alexander poderá ser a melhor novidade de 2019. Quanto ao casamento do chassi STR 14 com o motor Honda RA619H, tudo indica tratar-se de um conjunto equilibrado, resultado do uso de boa quantidade de soluções do chassi RB15 e do progresso obtido pelos japoneses.

Resultados de Barcelona

Posição/Número/Piloto/Equipe/Tempo/total de voltas/Pneu/Dia mais rápido

1) 5/ Sebastian Vettel / Ferrari / 1’16″221 / 534 / C5 /8
2) 44 / Lewis Hamilton / Mercedes / 1’16″224 /638 / C5 / 8
3) 16 / Charles Leclerc / Ferrari / 1’16″231 / 463 / C5 / 7
4) 77 / Valtteri Bottas/ Mercedes / 1’16″561/ 551 / C5 / 8
5) 27 / Nico Hülkenberg / Renault / 1’16″843 / 509 / C5 / 8
6) 23 / Alexander Albon / Toro Rosso / 1’16″882 / 489 / C5 / 7
7) 26/ Daniil Kvyat / Toro Rosso / 1’16″898 / 446 / C5 / 8
8) 55/ Carlos Sainz Jr. / McLaren / 1’16″913 / 473 / C5 / 8
9) 8 / Romain Grosjean / Haas / 1’17″076 / 407 / C5 / 8
10) 4 / Lando Norris / McLaren / 1’17″084 / 400 / C5 / 7
11) 10/ Pierre Gasly/ Red Bull / 1’17″091 / 439 / C5 / 7
12) 3/ Daniel Ricciardo / Renault / 1’17″114/ 452 / C5 / 8
13) 7 /Kimi Räikkönen / Alfa Romeo / 1’17″239 / 497 / C5 / 8
14) 18/ Lance Stroll / Racing Point1’17″556 / 336/ C5 / 7
15) 20/ Kevin Magnussen / Haas / 1’17″565 / 403 / C5 / 8
16) 99/ Antonio Giovinazzi / Alfa Romeo / 1’17″639 / 425 / C5 / 7
17) 33/ Max Verstappen / Red Bull / 1’17″709 / 394 / C3 / 8
18) 11/ Sergio Pérez / Racing Point/ 1’17″791 / 289 / C5 / 8
19) 63 / George Russell / Williams / 1’18″130 / 299/ C5 /7
20) 88/ Robert Kubica / Williams / 1’18″993 / 268 / C5 / 8
21) 51/ Pietro Fittipaldi / Haas / 1’19″249 / 61 / C4 / 3

Dias de treino:
1 – 19/2; 2 – 20/2; 3 – 21/2; 3 – 22/2 4 – 26/2;

5 – 26/2; 6 – 27/2; 7 – 29/2; 8 – 1/3

-1: reflexões da Catalunha

 


Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107