Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the acf domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-statistics domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the 3d-flip-book domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 6131
VW up!: motor ecologicamente correto e possante - Oficina News
  1. Home
  2. TECH DRIVE
  3. VW up!: motor ecologicamente correto e possante
VW up!: motor ecologicamente correto e possante

VW up!: motor ecologicamente correto e possante

0

Com motor 1.0l de 3 cilindros dispensa o tanquinho de gasolina e pode ser equipado como câmbio automatizado I-Motion, tudo isso com muita economia

Vindo direto da Alemanha, o Volkswagen up! chegou ao Brasil totalmente reestilizado, para atender os gostos e expectativas do público brasileiro e, consequentemente, reposicionar a marca no patamar de liderança de vendas no país. Ainda não se vê muito dele pelas ruas, apesar dos seus mais de seis meses no mercado.

oficinanews_up3

A versão 2015 do modelo tem grande responsabilidade, tendo em vista a alta concorrência do Fiat Uno e do Palio Way, do Ford KA, que agora vem novinho em folha. Esses são os modelos que literalmente geram a possibilidade de aumento da diferença nos gráficos de vendas entre as montadoras, então, o up! tem possibilidades de levar a Volks às alturas.

As adaptações e tecnologias que conferem muitos adjetivos ao up!, começando pela composição do modelo, que conta com materiais com 7,8% de aço formado a quente, o que permite a redução de 14 kg no peso da estrutura do carro. O que faz do pequeno um notável voador, mesmo com motor 1.0l.

oficinanews_up6

Esse sim é o grande destaque do up!: o novíssimo motor 1.0l de 3 cilindros Total Flex, com 999 cm³ de cilindrada, que faz parte da família EA211, a nova geração de motores da marca. É o primeiro do país nessa faixa de cilindrada a receber sistema de partida a frio, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina. Além disso, o motor 1.0l do up! utiliza sistema de ignição com uma bobina por cilindro, o que elimina os cabos de velas e as perdas elétricas, colaborando para maior eficácia na combustão.

oficinanews_up4

Com essa fórmula possante, sua potência máxima é de 82 cv com uso de álcool a 6.250 rpm e de 75 cv, quando abastecido com gasolina, sempre na mesma rotação. O torque máximo é de9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Conclusão: o bichinho anda bem na cidade, onde é ágil e versátil e na estrada onde fica muito à vontade para desempenhar uma ótima velocidade e boas retomadas. Tudo isso com uma grande economia de combustível, mesmo no álcool.

A versão que testamos era equipada com a transmissão I-Motion, primeiro modelo do Brasil com motor 1.0l a oferecer câmbio automatizado. Totalmente novo, o novo câmbio SQ100 tem capacidade de torque de 120 Nm, e é um dos mais leves e compactos automatizados já construídos.

oficinanews_up5

Por meio da nova alavanca sem cabos (“shift bywire”) no console, o motorista seleciona “D”, “M”, “N”, “R. No modo automático “D”, a caixa seleciona os pontos de troca que melhor atendam critérios de economia de combustível, conforto e segurança. O software de gerenciamento da transmissão foi feito em parceria com a Porsche, sendo que os mapas foram elaborados a partir dos dados de eficiência do motor e das vias urbanas, estando adaptadas às necessidades do consumidor brasileiro.

oficinanews_up7

Já sobre a dirigibilidade, as suspensões dianteira e traseira tiveram calibração especialmente definida para as ruas e estradas brasileiras e foram elevadas em 20 mm em relação ao up! europeu. Associado ao conjunto de roda e pneu de maior diâmetro, isso confere maior vão livre em relação ao solo e garante maior robustez em rodagem.

Falando de suspensão, o eixo dianteiro o up! é equipado com suspensão do tipo McPherson, com sub-chassi de conceito crossmember e braços de controle transversais construídos com aços de composição especial; e sobre os freios, o up! traz, na dianteira, freios a disco ventilado de 256 mm de diâmetro, e na traseira os freios são a tambor, com 200 mm de diâmetro. O up! também traz de série freios ABS com EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem).

Além disso, para proteger os passageiros do up!, a estrutura da carroceria é formada por aços de ultra-alta e de alta resistência nas áreas de alta carga. No caso de uma colisão frontal, um sensor de impacto (early crash sensor) pré-ativa sistemas de retenção antes do impacto real e, em apenas alguns milissegundos, pré-tensionadores apertam o cinto de segurança, para envolver o condutor e o passageiro da frente o mais cedo possível.

Já o interior do modelo traz controles para ventilação ou ar-condicionado, sistema de som com rádio AM/FM, CD-player, bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in, luzes-espia no painel e desembaçador traseiro, entre outros, estão todos localizados na região central do painel, acima da alavanca de câmbio. Toda a unidade está posicionada no alto – de modo que é fácil de ver e usar – e é pintada em cor preta brilhante. No up! brasileiro os comandos dos vidros elétricos (recurso opcional para o modelo já a partir da versão takeup!) estão posicionados nos apoios de braços, nas portas.

Ficha técnica

MOTOR
Cilindrada 999 cm³
Potência líquida máxima 75cv (G) / 82cv (E) – 6.250rpm
Torque líquido máximo 9,7kgfm (G) / 10,4kgfm (E) – 3000 rpm

FREIOS
Dianteiros Disco ventilado
Traseiros Tambor

DIREÇÃO
Direção Elétrica

TRANSMISSÃO
Transmissão Automatizada de 5 velocidades

Carol Vilanova Carol Vilanova é jornalista (Mtb 26.048) e trabalha desde de 1996 na imprensa editorial automotiva. Nos últimos 12 anos teve participação intensa no mercado da reparação e reposição automotiva, inclusive como repórter e editora da Revista o Mecânico. Desde setembro de 2014 administra e edita o Portal Oficina News.

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-includes/functions.php on line 5481

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/pp3ubcloud/public_html/oficinanews.com.br/wp-content/plugins/really-simple-ssl/class-mixed-content-fixer.php on line 107